https://suportelan.com.br
Ir para o conteúdoAs cartas náuticas servem para orientar o navegador a se deslocar com sua embarcação, em determinada área, apresentando tudo que for necessário para sua segurança.
As coordenadas de um ponto, na carta náutica, são as latitudes e longitudes deste ponto.
A Rosa-dos-Ventos é utilizada, na carta náutica, para direcionar nosso rumo.
O rumo da embarcação é a direção que um navegador toma para, a partir de um ponto qualquer, chegar a outro e o instrumento de navegação mais usado para traçá-lo, na carta náutica é a régua paralela.
As distâncias, na carta náutica, são medidas em escala de latitude são expressas em milhas náuticas.
Os rumos, nas cartas náuticas, variam de 000º à 360º e são orientados a partir de um ponto de partida, até o ponto de chegada. O instrumento de navegação que é utilizado para medir as distâncias entre estes pontos é compasso de navegação.
O posicionamento da carta náutica, para se fazer as plotagens de posição, rumos e outras marcações, devem ser com o título da carta e demais informações de frente para o navegador, de forma que ele possa ler e identificar as informações, nela contidas.
Os símbolos e abreviaturas das cartas náuticas servem para padronizar a utilização e a interpretação das informações contidas nas cartas náuticas.
A grande escala é a que o navegador utiliza nas cartas náuticas, para obter maiores detalhes e uma navegação segura, em trechos de águas interiores..
Quando observamos, na carta náutica, a escala 1:3000, isto que dizer que a carta reduz, o trecho nela mostrado, em 3000 vezes.
As profundidades das cartas náuticas são medidas em metros e decímetros.
Os paralelos são retas paralelas, na carta náutica, às escalas da extremidades superior e inferior.
Os meridianos são retas paralelas, na carta náuticas, ás escalas das laterais.
Para se determinar a latitude de um ponto na carta náutica, devemos a partir do paralelo mais próximo, tirar a distância até o ponto e transportá-la, com o auxílio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de latitudes e ler o valor.
Para se determinar a longitude de um ponto na carta náutica, devemos a partir do meridiano mais próximo, tirar a distância até o ponto e transportar, com o auxílio da régua paralela ou do compasso de navegação, até a escala de longitudes e ler o valor.
A declinação magnética local é utilizada para ser aplicada ao rumo da agulha, junto com seu desvio, para se determinar o rumo verdadeiro, na carta náutica.
O aumento real é o valor que é encontrado no interior da rosa-dos-ventos e é multiplicado pelo total de anos de edição da carta náutica, até o ano atual, e este valor é somado ou subtraído da declinação magnética do local.
O símbolo +, encontrado na carta náutica, significa pedra submersa perigosa à navegação.
A publicação “Carta 12.000, Símbolos, Abreviaturas e Termos” é que explica e mostra o significado de todos os símbolos e abreviaturas contidos nas cartas náuticas.