2D ou 3D — Posição duas (Latitude e Longitude) ou três dimensões Latitude, Longitude e Altitude)
ACQUISITION TIME – Tempo necessário para o aparelho registrar um número suficiente de satélites
ALMANAC – Uma espécie de livro de registro de cada satélite e sua órbita, embutido na memória dos microprocessadores. Utilizando para identificar e prever a localização de qualquer satélite no espaço.
ANCHOR WATCH — Alarme para fundeio (usado quando seu barco está fundeado. a âncora saiu do lugar e seu barco está se movimentando).
APPROACHING – Mensagem que aparece na tela de alguns aparelhos quando se está próximo de um waypoint
ARRIVED – Mensagem que alguns aparelhos apresentam para indicar quando um determinado waypoint é alcançado
ASCII – (American Standart Code For Information Interchange) – Código Americano padrão para troca de informação)
ATD – (Along Track Distance) – Distância entre waypoint, Expressão também usada para indicar a medida entre o ponto de destino e o cruzamento da perpendicular entre o barco (receptor GPS) e a rota planejada
AUTOLOCATE – Modo de operação do GPS ao sair da fábrica
AVSPD – (Average Speed) Velocidade média desde o último “reset”
AZIMUTE – ÂNGULO entre o norte de referência (verdadeiro ou magnético) e um astro ou satélite, Varia de 0º a 360º
BATTERY LOW – Mensagem que aparece no visor do GPS indicando que as pilhas deve ser recarregadas ou substituídas
BEACON – Radiofarol – Estações transmissoras das correções DGPS
BRG — É o rumo apresentado pelo GPS. O próprio equipamento já fornece o rumo (verdadeiro) ou é a marcação do “waypoint” de destino.
BTW — (bearing to waypoint) — Rumo ate’ o waypoint
CDI (Course Desviation Indicator) – Desvio de Rumo – Representação gráfica do desvio do rumo inicialmente planejado
CDI Alarm (Course Desviation Indicator) – Desvio de Rumo
CLEAR — Limpar
CLOCK BIAS – Erro do relógio (oscilador a cristal) do receptor GPS
CLOSE – Mensagem fornecida por algum aparelhos para indicar que se encontra a menos de uma determinada distância de um WPT, pré programada pelo operador
CMG – (Course to Make Good) Rumo Planejado entre dois waypoint da rota
CÓDIGO C/A (Course Aquisition Code) – Código de Aquisição Grosseira)
CÓDIGO P (Precision Code) – Código de aquisição não degradada (fins militares)
COG (course over ground) — Rumo no fundo — É a resultante da direção realmente navegada, desde o ponto de partida até o ponto de chegada. num determinado momento. na carta. ou seja. o rumo no fundo e’ a resultante entre rumo na superfície e corrente)
COURSE MADE – Traçado do rumo planejado, A linha entre o ponto de partida e o ponto de chegada.
CROSS TRACK — Erros de navegação. desvios lateral em relação a rota prevista.
CRT (Catodic Ray Tuve) – Válvula de Raios Catódios.
CSE – Course – Rumo da superfície.
CTS — (Course To Steer) — Rumo a seguir. considerando o abatimento de vento/corrente
CU — (Course Up) — Orientação da carta eletrônica com o curso para cima
CURSOR – Faixa móvel da tela, em fundo reverso, usado para selecionar uma opção. Espécie de cruz ou marca (crosshair) que se move na tela do plotter dou chartplotter para selecionar um determinado ponto
DATUM – Ponto Astronômico inicial de um sistema geodésico
DEFAULT – Atribuição de valores padronizados de acordo com o fabricante
DELETE – Excluir um ponto ou uma informação do GPS
DESVIATION ou VARITION – Declinação Magnética
DISTANCE TO GO (DTG) — Distância da posição atual até o próximo Waypoint da rota ou Distância para chegar (regular para milhas náuticas)
DOP — (Diluiton of Precision) — Desvio de posição
DR – (Dead Reckoning) – Posição estimada sem considerar o abatimento da embarcação devido a correntes e ventos, etc.
DST – (Distance) – ou DTG (Distance To Go) ou RNG (Range) Distância para waypoints (da posição atual para o ponto desejado
DTG (Distance To Go) ou RNG (Range) Distância para waypoints (da posição atual para o ponto desejado
DTK – Desired Track – o Mesmo que CMG Rumo Planejado entre dois waypoint da rota
DTW — (Distance to waypoint) — Distância até o Waypoint
ELPSD – (Elapsed Time ou TTIME) (Trip Timer) Tempo decorrido desde o último “reset”
EPE — Estimativa do Erro da Posição
ETA — Hora estimada para chegada.
ETD — Hora estimada de partida.
ETE — Tempo Estimado de navegação entre a posição atual da embarcação e um determinado waypoint da derrota
EVENT MARK — Marca a posição de algo desejado (ou simplesmente MARK)
FT – (feet) — Altitude em Pés.
GC – (Ground Course) – O Mesmo que COG
GDOP — (Geometric Diluition Of Precision) — Desvio Geométrico de Posição
GEOIDE – É a forma da Terra. Alguns manuais ou livros sobre GPS definem erradamente como “sistema geodésico que leva em conta as deformações da terra”
GO TO — Ir para
GOOD – Rumo percorrido em relação ao fundo. Normalmente é diferente do rumo planejado devido a correntes, ventos, etc.COMPASS – Tela de Navegação em formato de bússola
GQ — (Geometric Quality) — Desvio Geométrico de Posição
GS – (Ground Speed) ou SPD (Speed) ou SOG (Speed Over Ground) ou VOG (Velocity Over Ground) – Velocidade em relação ao fundo (instantânea)
HDOP — (Horizontal Diluition Of Precision) — Desvio horizontal de precisão
HEADING (HDG) — HDG Direção instantânea da proa indicada pela agulha
HIGHWAY – Tela de navegação em formato de autoestrada
HU — (Head Up) = Orientação da carta eletrônica com a proa para cima
IALA – Associação Internacional de Sinalização Náutica
LANDMARK – O mesmo que waypoint
LCD – (Liquid Cristal Display) – Tela de Cristal Liquido
LEG — Uma pernada da rota ou rumo.
MARK – Tecla para gravar a posição atual
MHz (Megahertz) – Unidade de Frequência = 1 milhão de Hertz
MOB (Man Over Board) — Homem ao mar. Este comando (tecla) permite que em caso de homem ao mar, imediatamente após ser acionada, o GPS insere um ponto chamado de MOB com a posição atual e ao mesmo tempo executa a função GO TO (ir para), considerando este ponto como destino.
MOON AND SUN CALC – Cálculo das horas do nascer e por da lua e do sol em determinado local
MOONRISE – Nascer da Lua
MOONSER – Por da Lua
MXSPD – (Maximum Speed) – Velocidade máxima desenvolvida desde o último “reset”
NAV – Telas Gráficas para navegação
NM (Nautical Miles) — Milha náutica.
NMEA — (Nautical Maritime Eletronic Association) – Órgão dos EUA que objetiva a padronização entre os equipamentos eletrônicos de bordo. A sigla seguida de algarismos indica o formato do sinal de entrada e saída e de interface com outros aparelhos.
NU — (North Up) — Orientação da carta eletrônica com o norte para cima
OFFSET – Diferença de fusos horários
OLD – Quando o aparelho indica a última posição obtida e não a atual
PLOTTER – Traçador de Rotas
POS – (Position) Posição atual fornecida pelo GPS
POSITION FIX — Posição Calculada.
RANGE / – (alcance)
RENAME – Mudar o nome de um ponto gravado
RHUMB LINE – Linha Loxodromica. Linha Reta na projeção de Mercator
RNG (Range) Distância para waypoints (da posição atual para o ponto desejado
ROUTE (RTE)— Rota ou rumo
RTE BANK – Catálogo ou arquivo de rotas
SA — Disponibilidade seletiva.
SAILPLAN – Plano de Navegação
SETUP — Ajustagem.
SHIP POSITION — Posição do barco.
SMG – (Speed Over Ground – O mesmo que GS
SMG – (Speed to Make Good) Velocidade Planejada
SOA – (Speed Of Advance) — Velocidade de avanço na superfície — é aquela com a qual se pretende progredir ao longo da derrota planejada.
SOG – (Speed Over Ground) — Velocidade no fundo (instantânea)
SPD – (Speed) – Velocidade em relação ao fundo (instantânea)
SQ – (Signal Quality) – Indica a qualidade do sinal de cada satélite
SUNRISE – Nascer do Sol
SUNSET – Por do Sol
TIDE — Marés
TRACKBACK – Função para navegar a derrota de volta, automaticamente, usando dados do TRACKLOG
TRACKLOG – Posições da derrota percorrida registradas na memória do receptor
TRIP — Distância da viagem.
TRK — (Track) Trilha ou Caminho
TRN – (Turn) Guinar, Quantidade de graus a se guinar em relação ao rumo atual
TTG — (Time To Go) o mesmo que ETE / Tempo de navegação entre a posição atual da embarcação e um determinado WP de destino ou Tempo para chegar
TTIME – (Trip Timer) – O mesmo que ELPSD
TUC – (Tempo Universal Coordenado) o mesmo que UTX em português
UTC — (Universal Time Coordinated) Hora média de Greenwich
VDOP — (Vertical Diluition Of precision) — Desvio vertical de posição
VMG – (Velocity Made Good) Perda de precisão em altitude (vertical)
VMG — Velocidade no fundo (velocidade média ideal para o cumprimento do plano de navegação)— é a velocidade ao longo da derrota. realmente seguida em relação ao fundo do mar. desde o ponto de partida até o ponto de chegada.
VOG – (Velocity Over Ground) – Velocidade em relação ao fundo (instantânea)
VTP – O mesmo que SOA
WAYPOINT (WPT)— Pontos do caminho ou pontos de passagem.
WGS — (Word Geodesic System) — Datum eletrônico
XTE – Distância da Posição da Embarcação ao Waypoint
XTK – Caimento da embarcação em distância linear.

Dicas Prova
Perguntas ja apresentadas:

No sistema NAVSTAR GPS, quantos satélites, no mínimo, são necessários para que se obtenha uma posição precisa em latitude e longitude (2D)?
Resp: 3 satélites.
Na linguagem GPS, a sigla EPE significa:
Resp: Estimativa do Erro da Posição
Num receptor GPS, as siglas SOA e XTK significam:
Resp: Velocidade de avanço e caimento da embarcação em distância linear.
Na linguagem de GPS, “CDI alarm” significa alarme de
Resp: Desvio de rumo.
A navegação DGPS em tempo real requer três componentes principais, que são:
Resp: Estação de referência DGPS, link de comunicações e receptor DGPS a bordo.
Durante o planejamento da viagem, tendo determinado todos os pontos de guinada previstos para a travessia, um Capitão-Amador optou por utilizar a tela de navegação CDI (“Course Desviation Indicator”) de seu receptor GPS, para seguir no rumo desejado em direção a cada waypoint (WPT) da rota planejada. Para isso,
Resp: Procurou manter sempre o COG igual ao BRG dos WPTs navegando no CTS.
Na linguagem GPS, a sigla DTG significa.
Resp: Distância da posição atual até o próximo Waypoint da rota.
A sigla CTS de um receptor GPS significa
Resp: Rumo a navegar compensando a corrente.
O que significa XTE = 0,5’R, mostrado no display de um receptor GPS
Resp: O barco está 0,5 milha a direita da rota planejada.
A sigla BRG de um receptor GPS significa
Resp: Marcação de um determinado waypoint.
A sigla BRG de um receptor GPS significa
Resp: Marcação de um determinado waypoint.
Estando o GPS e a agulha giroscópica interligados com o Sistema
Integrado de Navegação de bordo, podemos ter uma informação
muito importante para o controle da navegação em tempo real, que
consta do conhecimento da:
Resp: corrente local por comparação da direção da proa (“HEAD”) com o
rumo no fundo (“COG”).
Um navegante, ao utilizar um receptor GPS em sua navegação, deve ter em mente que
Resp: Embora o GPS seja uma ferramenta valiosa para a segurança da navegação, seus sinais
estão sujeitos a degradação intencional por parte dos operadores do sistema.
Qual é o significado do termo TTG na linguagem GPS
Resp: Tempo de navegação entre a posição atual da embarcação e um determinado WP de destino

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