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Welcome to your Mestre Amador/Mestre de Lancha 001

1. 
Quais são os tipos de Navegação ?

2. 
Quais são os Métodos de Navegação ?

3. 
Qual é o sistema utilizado para localizar qualquer ponto na superfície terrestre ?

4. 
Quais são os métodos utilizados para encontrar a posição exata de um local na superfície da Terra?

5. 
Qual é a diferença da Latitude entre o equador e o Polo Sul ? (+N/-S)

6. 
Para um observador situado num ponto A da superfície terrestre, com longitude de 080º 32' E e outro observador situado num ponto B com longitude de 120º 40' W, a diferença de longitude entre esses observadores será de:

7. 
Para um observador situado num ponto A da superfície terrestre, com longitude de 100º 35' E e outro observador situado num ponto B com longitude de 040º 35' W, a diferença de longitude entre esses observadores será de

8. 
Sendo o Desvio da Agulha (Dag) = 3ºE e a Declinação magnética (DecMag) 20ºW, então a Variação Total (VT) será

9. 
Muitas vezes a luz de um farol não pode ser observada de todas as posições à sua volta, não só porque a topografia do terreno pode obscurecer alguns setores como também pode ter havido uma prévia intenção da DHN em que ele só fosse avistado de algumas direções. Observando a figura abaixo, determine qual o setor se visibilidade do Farol

10. 
Ao estudarmos uma Carta náutica que publicação devemos ter em mão para identificar os símbolos e abreviaturas existente

11. 
O valor de erro da agulha para cada proa que assumimos ao navegar, são lançados em um documento chamado ?

12. 
Uma agulha ao ser instalada a bordo terá um referencial paralelo a sua linha de proa e popa denominado de ?

13. 
Nossa embarcação esta navegando no Verdadeiro de 050º a Declinação Magnética local e de 15ºW com um Desvio da Agulha de 5ºW, entao meu Rumo da Agulha e o Rumo Magnético sera ?

14. 
Nossa embarcação esta navegando no Verdadeiro (RV) de 047º a Declinação Magnética (DeclMag) local e de 10ºW com um Desvio da Agulha (Dag) de 3ºW, então meu Rumo Magnético e o Rumo da Agulha será ?

15. 
A Profundidade, temperatura, rumo verdadeiro e pressão atmosférica são informações fornecidas pelos seguintes equipamentos

16. 
Qual é a escala usada para medir a intensidade dos ventos na Escala Beaufort ?

17. 
Angulo formado entre a linha de proa de uma embarcação e a linha do alvo, por bombordo de 000º a 180º

18. 
Um Iate com velocidade de 15 nós, sai do ponto A para o ponto B, distante 60 milhas, sabendo-se que o iate saiu do ponto A às 10:00 horas, e chegou ao ponto B às 15:00 horas, a velocidade e o sentido da corrente serão de:

19. 
Qual é o nome dado à linha traçada na carta náutica que uma embarcação deve seguir para se deslocar de um lugar para outro ?

20. 
Qual é o nome dado ao lado da embarcação por onde entra o vento?

21. 
Qual é o nome da manobra naval que consiste em guinar 70° para o bordo em que o homem caiu e depois inverter o leme até atingir o rumo oposto ao que inicialmente se navegava, diminuir a velocidade e aproximar-se do homem?

22. 
A primeira providencia, ao cair uma pessoa na água é

23. 
. Logo após o homem ao mar uma ação muito útil é:

24. 
Qual é a sigla em inglês do equipamento de emergência que transmite dados para as estações costeiras através do satelite, facilitando a localização de uma embarcação e de seus tripulantes em caso de naufrágio?

25. 
Os erros de disponibilidade Seletiva, Refração ionosférica e atmosférica e Erros nos relógios dos satélites, são erros que afetam o Sistema

26. 
A EPIRB deve ser instalada em:

27. 
Os radares de navegação usam as:

28. 
Qual é a função do piloto automático em uma embarcação?

29. 
Instrumento de navegação, que tem como função indicar o norte magnético da Terra

30. 
Analisando a imagem de um ecobatímetro podemos dizer que:

31. 
Em uma carta náutica temos a declinação magnética de 20º10’W em 2000, com variação anual de 5’W. A declinação magnética em 2023 seria de

32. 
Sendo o Rumo verdadeiro (Rv) de 120º e a Marcação Verdadeira (Mv) de 060º , a Marcação Polar (MP) a Marcação Relativa (Mrel) será ...

33. 
Segundo uma derrota entre Vitoria (ES) e Salvador (BA) distante 50 Milhas da Costa a marcação pelo través, na costa brasileira, com rumo Norte, será igual:

34. 
Sabendo-se que o Rumo Verdadeiro (Rv) é 250º, e que o Mestre Amador fez uma Marcação Polar por Bombordo de (MpBB) 070º, de um determinado farol, sendo a Declinação Magnetica (DeclMag / dmg) 20ºE , a Marcação Verdadeira (MV) e Marcação Magnetica (MMag sera ?

35. 
Sendo o Rumo Verdadeiro (Rv) de 165º e a Marcação Polar Boreste (MpBE) de 045º, a Marcação Verdadeira (Mv) será..

36. 
Sendo o Rumo Verdadeiro (Rv) de 45º e a Marcação Relativa (Mrel) de 300º, a MP será:

37. 
O Rumo da Agulha (Rag) é 351º, o Desvio da Agulha (Dag) é de 5ºW e a Declinação Magnética (DeclMag / dmg) de 16ºE o rumo verdadeiro será:

38. 
No canal de acesso ao Porto do Rio de Janeiro existem vários sinais (boias , balizas, etc) com a mesma cor de luz emitida. Para identificar e diferenciar visualmente os sinais a noite nos orientamos:

39. 
A escala mede a velocidade do vento com base em sua observação e nos efeitos que ele tem em objetos como árvores, ondas do mar e fumaça é a escala:

40. 
O ângulo entre o Norte magnético e o Norte verdadeiro em um determinado local que varia de acordo com a localização geográfica e o tempo. É importante que os navegadores e pilotos para poderem fazer correções nas suas leituras da agulha magnética e garantir uma navegação segura


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Olá o que posso ajudar, lembre-se o segredo para uma boa prova chama-se paciência de tudo com calma primeiro ler a prova toda e depois inicia a prova não faça com pressa fique atento aos detalhes, aqui tem algumas dicas que eu deixo sempre para o pessoal.