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Bem-vindo CapitaoI2024II

1. 
No dia 30 de junho de 2024, um Capitão-Amador, navegando de Florianópolis com destino a Fortaleza estava nas proximidades de Santos e preparou-se para determinar com seu sextante (erro instrumental igual a – 0,3’) a posição do seu iate na Passagem Meridiana do Sol. Para isso, ainda de manhã, calculou alguns parâmetros aproximados do Sol no momento da culminação, considerando estar, durante esse evento astronômico, na posição estimada Latitude 24° 22’,0 S e Longitude 045° 38’,0 W. Baseado na situação descrita para o dia 30 de junho de 2024 e nos demais dados apresentados no corpo das perguntas nos anexos do Almanaque Náutico, responda da 1ª à 6ª questões, assinalando a opção correta.

1ª Questão
Observando os dados do Almanaque Náutico (em anexo) para aquele dia e a posição estimada do
iate na Passagem Meridiana, o Capitão-Amador previu que a distância zenital do Sol na
culminação seria:

2. 
Na Passagem Meridiana, o Capitão previu que o Sol estaria:

3. 
Às HMG = 15h 07m 45s desse mesmo dia, o Capitão observou o limbo inferior do Sol na Passagem Meridiana e obteve a altura instrumental (AI) de 42° 11,3'. Sabendo que seu olho durante a observação estava com uma elevação de 2,9 metros em relação ao nível do mar, o Capitão calculou a altura verdadeira (AV) do astro, tendo obtido

4. 
A latitude meridiana calculada foi de:

5. 
A longitude na Passagem Meridiana foi de

6. 
Qual foi a hora legal (aproximada ao minuto) no porto de Santos (lat = 23° 59,0’S e long = 046° 17,0’W) no momento em que o Sol culminou na posição do iate no dia 30 de junho?

7. 
Atualmente são utilizados três tipos de cartas náuticas: as convencionais impressas, as digitais Raster e as digitais Vetoriais. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.

8. 
Podemos descrever a estabilidade de uma embarcação, pela sua resposta a pequenos ângulos de balanço. Quando o movimento de balanço de seu barco estiver muito lento, durante uma travessia, você poderá afirmar que:

9. 
Assinale uma característica presente antes da passagem de uma Frente Fria no litoral da região Sudeste do Brasil:

10. 
Um Capitão-Amador, empreendendo uma viagem ao Caribe e estando no hemisfério Norte (HN), ficou exposto aos efeitos de um furacão. Mesmo tendo ficado distante do “olho do furacão”, e navegado no “semicírculo navegável”, o seu barco foi submetido a fortes ventos e mar agitado. Sendo experiente, para minimizar os efeitos do furacão, o Capitão-Amador adotou a seguinte manobra evasiva:

11. 
Ao analisar a carta sinótica abaixo, conclui-se corretamente que

12. 
Sobre os fenômenos nas proximidades do continente chamados “brisa marítima” e “brisa terrestre”, tão conhecidos pelos navegantes, assinale a opção correta.

13. 
Na fase de planejamento de uma viagem, o Capitão-Amador analisou uma imagem satélite em Infra Vermelho (IR) e identificou nuvens Cumulonimbus (Cb) em sua derrota, o que o levou a adiar seu suspender. A imagem do Cb vista pelo navegante era:

14. 
A Circulação Geral dos Ventos tem grande influência sobre a navegação transoceânica, principalmente em veleiros. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

15. 
Um Capitão-Amador navegava com seu iate, em uma noite com tempo bom e excelente visibilidade, a uma distância aproximada de 39 milhas náuticas a Sudoeste do Arquipélago de Fernando de Noronha. Ele examinou com cuidado a carta náutica n° 52 e identificou o farol “Fernando de Noronha”. Esse farol estava grafado na referida carta como “Lp. Alt. BBE. 28/24”. Sem acesso naquele momento às publicações necessárias, o Capitão-Amador corretamente concluiu que o farol:

16. 
As Cartas de Correntes de Maré são publicações da Diretoria de Hidrografia da Marinha (DHN). Assinale a alternativa correta sobre essas publicações:

17. 
Um Capitão-Amador conduzindo o veleiro oceânico ALDEBARAN em sua travessia da Austrália para a Nova Zelândia, no dia 21 de novembro de 2024, estimou sua posição nas proximidades da passagem meridiana superior na latitude 36° 49’,8 S e longitude 173°19’,9 E. Com esses dados conhecidos e observando os dados do Almanaque Náutico (em anexo), indique a hora legal, aproximada, da passagem meridiana:

18. 
A Europa adota o sistema de sinalização náutica IALA A. O navegante ao adentrar um canal de acesso portuário na Europa, sinalizado por boias, irá se deparar com a seguinte sinalização náutica a seu boreste (BE):

19. 
Nas comunicações por satélite, a SES (Ship Earth Station) tem como principal equipamento para mensagens de socorro (distress) e segurança (safety) o INMARSAT-C. O que permite que esse equipamento opere mesmo que a embarcação esteja bem adernada?

20. 
As EPIRBs (Emergency Position Indicating Radio Beacons) de 406 MHz, uma vez ativadas, emitem continuamente alertas de socorro em radiofrequência (RF) para os satélites do sistema COSPAS-SARSAT por pelo menos:

21. 
Analise as afirmativas abaixo sobre o Transponder SART, principal equipamento para localização de embarcação em perigo ou balsas salva vidas na área do sinistro, e assinale a alternativa correta:

I - opera na faixa de frequência de 9 GHz (9.200 a 9.500 MHz).
II - gera uma série de sinais de resposta quando interrogado por um radar da banda S (10 cm).
III - o sinal de resposta gera na tela do radar uma linha com 10 pontos (blip code) para fora da posição do transponder ao longo da linha de marcação.
IV - em embarcações de sobrevivência, a IMO recomenda que seja instalado a, no mínimo, 1 metro acima do nível do mar.

22. 
Correlacione a coluna da esquerda com a da direita e marque a alternativa correta, quanto as áreas de mar e equipamentos do Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança (GMDSS).

01) Área A1.                                  ( ) Atende as áreas A1 e A2.
(02) Área A2.                               ( ) Atende a área A3.
(03) Área A3.                                ( ) Área de responsabilidade do Brasil quando se trata de Aviso aos Navegantes.
(04) IRIDIUM.                           ( ) Área de responsabilidade do Brasil quando se trata de meteorologia.
(05) SAFETYNET.                     ( ) Área dentro da cobertura radiotelefônica com no mínimo 01 estação costeira em MF.
                                                       Um permanente alerta de DSC em MF está disponível.
(06) METAREA V.                    ( ) Utiliza o sistema INMARSAT de comunicações.
(07) NAVTEX.                            ( ) Utiliza satélites em órbitas baixas (LEO), possibilitando comunicações satelitais com
                                                             cobertura global.
(08) NAVAREA VI.                      ( ) Área dentro da cobertura dos satélites geostacionários do sistema INMARSAT, entre
                                                            as latitudes de 70º S e do alcance das estações costeiras em HF
(09) METAREA IV.                      ( ) Utiliza comunicações radiotelex de impressão direta em frequência fixa (NBDP).
(10) NAVAREA V.

23. 
De acordo com os procedimentos radiotelefônicos, a estação que transmite uma mensagem muito urgente concernente à segurança de uma embarcação ou de uma pessoa, deve iniciar a transmissão por:

24. 
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta

I – A publicação Lista de Auxílios Rádio, da DHN, fornece a relação completa das estações da RENEC e das Estações Rádio dos Iates Clubes e Marinas da costa brasileira.
II – As EPIRBs podem ser ativadas manualmente ou automaticamente.
III – A frequência radiotelefônica de socorro em HF no Atlântico Sul é de 2.487 KHz.
IV – No Brasil as estações da RENEC não mantêm escuta na frequência radiotelefonia de socorro em MF (2.182 KHz) e não recebem chamadas seletivas digitais (DSC) em VHF e em MF 2.187,5 KHz).

25. 
O veleiro “Langdon” navega no rumo 090°, velocidade 10 nós e opera um radar com apresentação estabilizada, North Up, na escala de 24 milhas, com 4 milhas entre os anéis de distância. A situação ilustrada na Figura abaixo mostra a posição de três alvos plotados numa Rosa de Manobra nos minutos 16 e 22, na escala de distância de 2:1 e na escala de Velocidade de 1:1.

OBS.: VMR = velocidade do movimento relativo

O que podemos afirmar dos alvos A, B e C em relação ao veleiro “Langdon Park”

26. 
Analise as afirmativas abaixo, quanto a fatores que afetam a interpretação da imagem radar e assinale a alternativa correta:

I – Poder de discriminação em distância é a diferença mínima em distância entre dois alvos, situados na mesma marcação, para que possam ser discernidos pelo radar.
II – Poder de discriminação em marcação é a diferença mínima em marcação para que dois alvos situados, a mesma distância, apareçam como ecos distintos na tela do radar.
III – Dois alvos na mesma marcação, separados por distância inferior a metade da largura de feixe do radar, podem gerar uma falsa interpretação da imagem e aparecem como sendo um único alvo na tela radar.
IV – A largura do pulso e a frequência da emissão afetam o poder de discriminação em marcação de um radar.
V – A redução do controle do ganho (Gain) do radar pode melhorar a discriminação em distância do radar.

27. 
Sob visibilidade restrita ou quando o único equipamento de navegação disponível é o ecobatímetro, a navegação batimétrica se torna importante por ser a arte de estabelecer uma posição em mar aberto, utilizando a topografia submarina, a partir da reflexão de ecos do ecobatímetro, refletidos pelo fundo do mar.

Correlacione a coluna da esquerda com a da direita e marque a alternativa correta.
(01) Técnica de correr uma Isóbata. ( ) Uma vantagem da navegação batimétrica.
(02) Técnica do eco lateral. ( ) Utiliza dados aleatórios recolhidos por navios que trafegam na área, com intervalos entre isobatimétricas de 100 a 200m.
(03) Técnica das linhas de sondagem. ( ) Usa-se uma aplicação de papel ou plástico transparente sobre a carta e se traça a derrota estimada baseada no tempo, rumo e velocidade.
(04) Sistema de ecobatímetro doppler. ( ) Não é adequada se a embarcação navega em um rumo grosseiramente paralelo às isobatimétricas.
(05) Carta batimétrica eletrônica controlada. ( ) Por usar acidentes do relevo do fundo do oceano.
(06) Carta batimétrica não controlada. ( ) Apresenta um número maior de isobatimétricas e uma definição mais efetiva dos contornos submarinos.
(07) Não sofre com as influências do tempo ou de interferências eletrônicas. ( ) Navega mantendo a profundidade constante no ecobatímetro, corrigindo o rumo sempre que a profundidade se torna discrepante de um limite.
(08) Boa precisão por utilizar reflexão das ondas acústicas no fundo.  ( ) Depende da precisão das isobatimétricas da carta, porém independe de sua escala.
(09) Carta Raster.

28. 
A detecção radar de uma pequena embarcação, sem nenhum auxílio à navegação radar, pode ser inferior a 2 milhas podendo o eco ficar perdido no “retorno do mar”. A fim de melhorar a capacidade de resposta radar, a IMO recomenda que todas as embarcações com menos de 100 toneladas de arqueação bruta, sejam equipadas com um:

29. 
Um navegante, para plotar uma posição GPS (que tem como referência o sistema geodésico WGS-84) em uma Carta Náutica construída com base em outro “datum” (exemplo Córrego Alegre), pode precisar aplicar correções à Latitude e à Longitude, que normalmente vêm indicadas nas próprias cartas. O próprio receptor GPS tem a capacidade de executar a mudança de “datum” e apresentar a posição com referência a outros elipsoide e datum local através da tecla

30. 
Durante uma falha do ARPA e do AIS do Veleiro London, o Capitão-Amador Daniel Carlos, avaliou a situação de um navio mercante que se aproximava pela bochecha de boreste. Após plotar duas marcações e distâncias do alvo, numa Rosa de Manobra, verificou na plotagem relativa que a direção do movimento relativo (DMR) do navio mercante era 177º verdadeiros e que tinha navegado 2,7 milhas em 9 minutos, aproximando-se do seu veleiro. Com base nessas informações, o Capitão-Amador Daniel Carlos pode concluir que:

31. 
Sobre a Navegação Eletrônica de uma forma geral (AIS, GNSS, ARPA), assinale a alternativa correta

32. 
Em relação à deriva das balsas salva-vidas em alto mar e seus componentes, assinale a alternativa correta:

33. 
Dentre os procedimentos a serem adotados por náufragos para aumentar o tempo de sobrevivência e evitar a hipotermia, podemos afirmar que é recomendado:

I- fazer exercícios vigorosos.
II- proteger as áreas do corpo onde ocorrem maior perda de calor, como pés e mãos.
III- adotar a posição HELP ou HUDDLE com o colete salva-vidas.
IV- manter o pescoço e nuca dentro da água para evitar o ar frio.

Assinale a opção correta:

34. 
Em relação aos dispositivos das balsas salva-vidas, é correto afirmar:

35. 
Sobre a navegação em balsas salva-vidas, assinale a alternativa correta:

36. 
Em relação a alimentação e cuidados do náufrago é correto afirmar:

37. 
Considerando-se uma embarcação que se encontre em águas parelhas e navegando em águas cuja densidade seja de 1,018 t/m3, podemos afirmar que a diferença entre seus deslocamentos completamente carregado e completamente leve é denominada

38. 
Observando-se as características de uma embarcação que apresente as condições: calado à vante 2,2 m; calado à ré 2,4 m; calado a meio navio 2,15 m e sendo seu comprimento total 21,0 m e boca 3,8m, pode-se afirmar que a mesma encontra-se:

39. 
Considerando-se conceitos e definições, adotados quando nos referimos ao assunto estabilidade em embarcações, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:

40. 
Analise as alternativas a seguir, e assinale aquela INCORRETA de acordo com os fundamentos teóricos da Estabilidade em Embarcações.

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