Bem-vindo CapitaoI2022a

1. 
[Capitao]
Um navegador realizando a travessia marítima desde Porto Alegre – Brasil até a Cidade do Cabo – África do Sul em seu veleiro, no dia 30 de maio de 2021 adotou as providências necessárias para efetuar o cálculo da Latitude pela observação da passagem meridiana do Sol. Dessa forma, a fim de determinar o erro instrumental (ei) do sextante, escolheu o processo conhecido como “pelo horizonte do mar”, e, após realizar as observações com o sextante do horizonte e alinhar, perfeitamente, as imagens direta e refletida, fez a leitura no tambor micrométrico e encontrou o valor do erro instrumental do sextante: + 2,8’. Buscou, então, os demais dados imprescindíveis para a realização da observação da passagem meridiana do Sol e posterior cálculo da Latitude meridiana. Observando a carta náutica, verificou a posição estimada que o veleiro estaria no instante da passagem meridiana, tendo obtido as seguintes coordenadas geográficas: φ - 31° 18,7’ S e λ - 016° 02,1’ W. Então, nas proximidades dessa posição estimada, o navegador, que estava com o seu olho a uma elevação de 5,0 m em relação ao nível do mar, efetuou a observação do limbo superior do Sol, com o sextante, na Hora Média de Greenwich (HMG) – 10h54m30s, obtendo a altura instrumental (ai) = 37º 07,5’. Considerando a situação explanada e baseando-se nos demais dados apresentados no corpo das perguntas e nos anexos do Almanaque Náutico Brasileiro (ANB), analise as oito questões que se seguem, assinalando a opção CORRETA.

1) O conhecimento da Hora Legal (Hleg) da Passagem Meridiana do Sol é de fundamental importância para a realização da observação do Sol, pois nesse instante marcado por seu relógio de pulso ocorrerá a culminação do Sol, e o navegador deve estar pronto para medir a altura do Sol com o sextante. Então, em 30 de maio de 2021, a Hora Legal (Hleg) prevista para o Sol culminar, na posição estimada pelo navegador foi:

2. 
[Capitao]
Considerando os dados do enunciado da situação, indique a declinação do Sol, empregando os dados do ANB para a HMG da altura de culminação:

3. 
[Capitao]
A determinação do ei do sextante foi efetuada pelo processo denominado “pelo horizonte do mar” e foi encontrado o valor de +2,8’. Nesse processo, quando as imagens direta e refletida do horizonte foram trazidas para um alinhamento perfeito, por meio da atuação no tambor micrométrico, e, sabendo-se que o sextante apresentava a escala do Vernier subdividida em 05 partes, pode-se afirmar que na leitura do sextante o índice da alidade estava à:

4. 
[Capitao]
Considerando os dados do enunciado da situação, indique a altura verdadeira do Sol, empregando os dados do ANB:

5. 
[Capitao]
Considerando os dados do enunciado da situação, indique a Distância Zenital (z) calculada no instante da passagem meridiana do Sol:

6. 
[Capitao]
A Latitude meridiana (Latitude do observador obtida pela observação do Sol na passagem meridiana - φmd) é calculada pela combinação da Declinação (δ) do Sol) do Sol no instante da observação da altura meridiana com a distância zenital (z) meridiana do astro, no mesmo instante. A fórmula que o navegante empregou para calcular a Latitude meridiana (φmd) foi:

7. 
[Capitao]
A Latitude meridiana(φmd) calculada na passagem meridiana do Sol no dia 30 de maio de 2021 foi de:

8. 
[Capitao]
O navegador no dia 30 de maio de 2021 às 15h:30min, na posição que se encontrava o veleiro durante a travessia para a cidade do Cabo- África do Sul, fez uma ligação telefônica, via satélite, para amigos que estavam em Porto Alegre – Brasil, (coordenadas geográficas: φ - 30° 02,0’ S e λ - 051° 13,8’ W). A que Hora Legal (Hleg), em Porto Alegre - Brasil, foi atendida a ligação telefônica do navegador?

9. 
[Capitao]
Uma navegante, ao fazer uma aterragem com uma embarcação dotada de radar, realizou a medida da distância ao litoral. Essa medida indicou 40 milhas náuticas de distância ao navio. Ao comparar essa medida com a posição GNSS (GPS), ela verificou que havia uma discrepância de 6 milhas náuticas “para menos” na posição GPS. Ambos os equipamentos estão em perfeito funcionamento. A que se deve essa discrepância?

10. 
[Capitao]
Analise a representação dos contatos A, B, C, D e E na Rosa de Manobras nos minutos 00 e 06. Assinale a alternativa correta considerando que a embarcação de origem, de nome “Zoe”, navega no rumo 000° na velocidade de 10 nós

11. 
[Capitao]
Sobre o assunto controles operacionais do radar, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I- O anticlutter sea (STC) é um controle de ganho auxiliar, que permite diminuir o ganho dos ecos mais próximos, sem alterar os ecos mais distantes.

II- O anticlutter sea (STC) não é um controle efetivo para atenuar chuva forte nas proximidades do navio, quando este se encontra em um temporal.

III- O anticlutter rain (FTC) destina-se a diminuir, tanto quanto possível, os ecos de chuva, granizo e neve. IV- A linha de fé luminosa permite que seja estabelecida uma linha indicadora da proa do barco, na tela do radar.

12. 
[Capitao]
Dentre os métodos de obter uma posição da embarcação apresentados abaixo, qual o que obtém uma posição mais precisa?

13. 
[Capitao]
Ao utilizar um sistema ECDIS verifica-se que há ligações com outros sistemas, equipamentos e sensores. Dentre os sistemas constantes das alternativas abaixo, qual deles possibilita a navegação em tempo real em um console ECDIS?

14. 
[Capitao]
Em um equipamento radar dotado de ARPA, a função Alvo Perdido (Lost Target) tem uma grande importância. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I- Quando dois alvos passam muito próximos um do outro, o sistema determina que um deles seja “perdido”. Com isso os alarmes visual e sonoro são acionados.
II- Os alarmes sonoro e visual serão acionados em relação a qualquer alvo perdido que esteja sendo acompanhado, mesmo que ele não esteja sendo exibido na escala selecionada pelo operador.
III- Quando um alvo em acompanhamento desvanece da tela do radar, não sendo mais possível a sua detecção, o sistema o determina como “perdido”. Com isso os alarmes visual e sonoro são acionados.
IV- O uso da aquisição automática é recomendável em áreas com intenso tráfego de embarcações.

15. 
[Capitao]
Um navegante estava realizando uma navegação costeira durante o período noturno, e operando um radar que utiliza a banda “X”. Em determinado momento, o radar apresentou um “alvo” na tela (PPI). Ao verificar visualmente aquele novo contato, o navegante constatou serem duas embarcações próximas. Quais controles operacionais o navegante poderia ter ajustado para que o radar passasse a apresentar efetivamente os dois alvos na tela?

16. 
[Capitao]
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta a melhor configuração de ajustes para o radar de uma embarcação que está realizando navegação em águas restritas no período noturno.

17. 
[Capitao]
Quanto às “Emergency Position Indicating Radio Beacon” (EPIRB), assinale a alternativa correta.

18. 
[Capitao]
Qual(is) faixa(s) de frequência de comunicação rádio (fonia e DSC) o GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System) estabelece comoobrigatória para uma embarcação que navegará no limite de 150 milhas náuticas (área A2)?

19. 
[Capitao]
Ao iniciar uma chamada em radiotelefonia utilizando GRUPOS DE LETRAS do Código Internacional de Sinais (CIS), qual a palavra padrão deve ser pronunciada?

20. 
[Capitao]
Sobre os Serviços de Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Service – VTS), assinale a alternativa correta:

21. 
[Capitao]
Um Capitão Amador brasileiro, ao navegar nas proximidades das Ilhas Virgens Britânicas em seu Yatch, poderá utilizar um equipamento dedicado ao recebimento de boletins meteorológicos, via telegrafia, com impressão direta em banda estreita, no padrão MSI (Maritime Safety Information) e que usa a frequência de 518 kHz. Qual o nome do serviço em que esse equipamento opera?

22. 
[Capitao]
A publicação da DHN “Lista de Faróis” informa que o Sistema de Balizamento Marítimo IALA - da Região “B” - possui cinco tipos de sinais, que podem ser usados de forma combinada. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO é verdadeira.

23. 
[Capitao]
Considerando a Rosa dos Ventos abaixo, qual é a declinação magnética para o ano de 2022?

24. 
[Capitao]
Sobre as cartas náuticas convencionais impressas em papel e publicadas pela DHN, assinale a opção correta.

25. 
[Capitao]
Sobre as publicações das Cartas de Corrente de Maré, publicadas pela DHN, assinale a alternativa correta.

26. 
[Capitao]
Quanto ao assunto uso de cartas náuticas em grandes travessias, assinale a alternativa correta:

I- Nas cartas náuticas gnomônicas, as loxodromias, ou linhas de rumo, são representadas como linhas curvas.
II- Ao se transportar uma derrota ortodrômica para cartas da projeção de Mercator, as seções de derrotas loxodrômicas devem ter no máximo 600 milhas náuticas.
III- Navegar em ortodromias é navegar sobre arcos de círculos máximos.
IV- Nas cartas de projeção de Mercator, as linhas de rumo são ortodromias.

27. 
[Capitao]
Assinale a resposta, preenchendo corretamente as lacunas.

Ao analisar se o iate "Marina" apresentava algum tipo de deflexão causada por
esforços longitudinais, o Capitão-Amador Lucas, de posse dos dados abaixo,
calculou que o deslocamento do seu iate era de _______________ t e constatou
que estava ________________ e _______________.
LOA (Comprimento Total) = 25 m
Boca Moldada = 4 m
Volume de Carena = 200 m3
Densidade da água salgada = 1,025 t/m3
Hav (calado a vante) = 2,3 m;
Har (calado a ré) = 2,5 m; e
Hmn (calado a meio navio) = 2,39 m.

28. 
[Capitao]
Marque a alternativa correta.

Quando os tanques de combustível ou água não estão completamente cheios
podemos dizer que estamos com superfície livre, tendo como consequência o
aumento virtual do KG. Nesse caso, podemos afirmar que é de fundamental
importância o estudo da estabilidade transversal e que o efeito da superfície livre:

29. 
[Capitao]
Marque a alternativa correta em relação à CEE (Curva de Estabilidade Estática) abaixo:

30. 
[Capitao]
O nevoeiro que se forma pelo ar úmido e quente movendo-se por uma superfície mais fria, dispersando com ventos frescos acima de 16 nós é chamado de:

31. 
[Capitao]
Ao observar nuvens muito carregadas e acinzentadas, com aparência de grandes torres, pode um capitão amador afirmar que são

32. 
[Capitao]
Em condições de mar severo, ao se tomar a decisão de capear ou correr com o tempo, deve se considerar o trim da embarcação. Assinale a alternativa correta em relação a como melhor se compassar nessas situações, para condições de mar severo.

33. 
[Capitao]
Corrente induzida pelo vento, abatimento e corrente oceânica são fatores responsáveis pelo(a):

34. 
[Capitao]
Utilizando a tabela de dados hidrostáticos abaixo, o Capitão-Amador Alan determinou a variação do trim causada por um peso de 1,8 t que foi movimentado 9 m longitudinalmente para ré, tendo a embarcação os calados a vante e a ré iguais a 1,9 m. Ele encontrou para essa variação e para o novo trim os seguintes valores:

35. 
[Capitao]
O Capitão-Amador Paulo demandando um porto às 11:35 horas, deseja determinar a altura de maré e, para isto, necessitará usar os elementos das tabelas abaixo.




De acordo com as informações da página anterior, determine altura da maré.

36. 
[Capitao]
De acordo com o extrato da Carta Sinótica abaixo, assinale a afirmativa correta:

37. 
[Capitao]
As embarcações de salvamento possuem rações líquidas. Porém, devido, principalmente, ao problema de espaço para acondicionamento, a quantidade de água existente é pouca para garantir a necessidade de uma pessoa por mais de 6 dias. No Brasil, o Estado–Maior das Forças Armadas prescreve o consumo diário de 700 ml de água, para que o náufrago se mantenha em condições psicofísicas favoráveis. Essa água é acondicionada em latas hermeticamente fechadas, cada uma com:

38. 
[Capitao]
A queimadura solar normalmente só é sentida algumas horas após a exposição. O náufrago não deve esperar que a sua pele fique vermelha para protegê-la do Sol, pois já será tarde demais. As queimaduras são classificadas em 3 graus, são eles:

39. 
[Capitao]
Mesmo que um náufrago siga corretamente todas as recomendações de sobrevivência no mar, ele estará constantemente perdendo água pela pele e pela respiração. Essa perda favorece o desenvolvimento da:

40. 
[Capitao]
Toda pessoa que tenha perdido a consciência, antes de ser retirada da água fria, possui uma chance de ser recuperada por mais de 10 minutos. Este processo de sobrevivência,involuntário do organismo, recentemente descoberto, é devido à diminuição das funções normais, permitindo que somente uma diminuta quantidade de oxigênio circule muito lentamente entre os pulmões, coração e cérebro (mas nada para as extremidades dos membros ou pele). O “afogado” apresenta típicos sintomas de morte, aparentemente nenhuma batida do coração ou pulso, pele azulada, respiração não detectável e pupilas dilatadas. Este processo é chamado de:

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