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O que é ânodo de sacrifício?

O ânodo, anodo ou anódio, é uma peça que geralmente fica na motorização do barco, podendo estar na rabeta, leme ou eixo. Também é possível encontrar essa peça parafusada em outros equipamentos metálicos que ficam submersos na água.
Como o próprio nome sugere, o ânodo de sacrifício é uma peça da embarcação que se sacrifica para garantir que as outras peças metálicas fiquem conservadas, mesmo estando submersas.
Isso porque a água em contato com o oxigênio faz com que ocorra a corrosão das peças metálicas. No caso da água salgada do mar, o fator de corrosão é ainda maior e isso pode danificar rapidamente as peças metálicas imersas na água.
É por isso que o anodo de sacrifício existe, ele recebe toda a corrosão que iria para as outras peças para garantir que elas tenham uma vida mais longa.
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Por que o ânodo de sacrifício é importante?
Basicamente, o ânodo de sacrifício é o que garante a vida longa de equipamentos metálicos muito importantes como o leme, eixo e rabeta, por exemplo.
Sem o ânodo esses equipamentos teriam uma vida útil muito curta, principalmente se a embarcação fosse usada em água salgada. Logo, seria necessário trocar esses equipamentos constantemente por causa da corrosão gerada pela água.
Com o ânodo de sacrifício a corrosão se torna um gasto menor, já que ainda é necessário trocar essa peça sempre que ela estiver com determinado índice de corrosão. Em todo caso, o custo se torna menor e a manutenção é muito mais simples do que trocar outros equipamentos metálicos.
Como funcionam os metais de sacrifício?
O metal de sacrifício é justamente o metal que será oxidado para garantir que as outras peças metálicas fiquem conservadas. Por isso, o seu funcionamento é muito simples: esse metal perde elétrons para que outros metais da embarcação fiquem conservados, mesmo quando expostos ao ar, à água do mar e à arranhões.
O ânodo pode ser fabricado com diferentes materiais, sendo que os mais comuns são magnésio e zinco. Também chamado de liga de zinco de alumínio ou alumínio podre, esse material é mais usado para ânodos em água salgada. No caso da água doce, o mais indicado é a liga de magnésio já que a eletrólise é bem menor que a água do mar.
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Quanto custa um anodo de sacrifício?
O ânodo deve ser trocado periodicamente para que os demais equipamentos metálicos da embarcação se mantenham em bom estado. Nesse caso, saiba que a vida útil de um metal de sacrifício depende de quanto tempo o barco ficou submerso na água. Quanto mais tempo a embarcação fica dentro da água, mais rápida é a corrosão do ânodo.
O ideal é que essa peça seja avaliada constantemente para que o metal não atinja 100% da corrosão. Geralmente essa peça precisa de avaliação a cada 6 meses. Já a troca ocorre uma vez por ano, dependendo da corrosão do metal. Quando a corrosão atinge 60% do metal é hora de trocar o anodo.
Os custos de um anodo de sacrifício variam de acordo com o material utilizado e outras características, mas o valor fica entre R$ 80,00 a R$ 280,00.
Fonte: marinaimperial.com.br

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