As bolhas que aparecem nas queimaduras são uma proteção natural do organismo contra a entrada de bactérias e não devem ser furadas.
De acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (RIPEAM), durante a noite, ao avistar uma forte luz encarnada proveniente da direção de uma embarcação, trata-se provavelmente de um artefato pirotécnico, o que indica que a embarcação está em perigo e necessita de auxílio.
O condutor de moto aquática deve estar permanentemente vestido com colete salva-vidas.
Não devemos usar água salgada no combate a incêndios da classe Charlie. A água não apagará esse tipo de incêndio.
É facultativo às embarcações miúdas afixar ou pintar o nome do barco no costado.
Em todos os portos brasileiros, ao sair em direção ao mar aberto, você deverá deixar, por boreste de sua embarcação, as boias laterais de cor verde.
O ato de parar a embarcação, prendendo-a a uma âncora fixada ao fundo, é chamado de fundear.
Os primeiros socorros são ações imediatas que visam salvar vidas, aliviar dores e evitar complicações em vítimas de acidentes.
A razão de a água ser usada no combate ao fogo é o seu poder de resfriamento, pois ela reduz a temperatura de ignição.
Segundo a Lei Federal 9537 de 1997 (LESTA), o tripulante responsável pela operação e manutenção da embarcação em condições de segurança, extensivas à carga, aos tripulantes e às demais pessoas a bordo. É chamado de Comandante.
Um barco com muito peso à meia-nau e pouco peso na proa e na popa pode vir a se partir ao meio em caso de tempestade. Essa situação é conhecida como contra-alquebramento.
Um colete salva-vidas da classe três é destinado prioritariamente à navegação em áreas interiores.
Um navegante amador habilitado para conduzir embarcação de esporte e recreio entre portos nacionais e estrangeiros, sem restrições de área geográfica, é chamado de Capitão-Amador.
Uma embarcação de esporte e recreio, inscrita e classificada para navegação interior, se for flagrada em área oceânica, será autuada e apreendida.
Uma pessoa que passa muito tempo exposta ao sol forte pode sofrer uma insolação.
De acordo com o RIPEAM, em um canal, se forem ouvidos toques rápidos de sino durante cinco segundos, em intervalos não superiores a um minuto, isso indica que há uma embarcação fundeada com comprimento inferior a cem metros.
De acordo com a NORMAM-03/DPC (atual NORMAM-211), as embarcações que trafegam ou exercem atividades nas proximidades de praias, lagos, lagoas e rios devem respeitar os limites impostos à navegação, de modo a resguardar a integridade física das pessoas. Dessa forma, embarcações de propulsão a motor ou à vela poderão se aproximar perpendicularmente à linha de base, com velocidade não superior a três nós, preservando a segurança dos banhistas.
Ao ouvir um apito curto, deve-se entender que uma embarcação está guinando para boreste.
A principal razão pela qual os náufragos não devem beber água do mar, em hipótese alguma, é que o sal nela presente causa um distúrbio conhecido como desidratação.
A elevação da temperatura corporal é uma consequência imediata da insolação.