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Você Sabia?

Uma embarcação com comprimento igual ou superior a 100 metros, fundeada e em visibilidade restrita, deverá soar o sino à vante e um gongo à ré.

O termo “embarcação à vela” designa somente aquelas que estejam navegando exclusivamente à vela.

Durante a noite, ao avistar uma luz verde piscando e verificar pela carta náutica a aproximação da entrada de um porto, o provável formato deste sinal é cilíndrico.

O balizamento do interior de um porto segue regras definidas e deve ser utilizado como orientação para uma navegação segura.

A numeração das bóias no canal obedece a uma ordem crescente, a partir da entrada do canal. Um apito longo tem duração entre 4 e 6 segundos.

Uma embarcação de propulsão mecânica com menos de 12 metros pode, em vez das luzes prescritas, exibir uma luz circular branca e luzes de bordos.

A cor das luzes dos sinais cardinais, águas seguras e perigo isolado é branca.

Em visibilidade restrita, como nevoeiro ou fumaça, a embarcação que detectar outra em situação de risco de abalroamento deve manobrar com antecedência, independentemente da manobra da outra.

De acordo com o RIPEAM, os sinais sonoros, emitidos por apitos, buzinas ou sinos, são usados em manobra, advertência e baixa visibilidade.

A marca de tope do sinal de perigo isolado é identificada por duas esferas pretas. Embarcações com menos de 12 metros, ao navegar à noite, devem acender luzes de boreste e bombordo, além de uma luz circular branca.

O balizamento em que os sinais estão indicados por bóias ou balizas nos quatro quadrantes chama-se cardinal.

A identificação noturna é feita pelo ritmo e pelas cores das luzes.

Embarcações de esporte e/ou recreio com menos de 12 metros exibem normalmente luzes de bordos (verde e encarnada) combinadas e uma luz circular branca.

Em hidrovias interiores, um painel quadrado laranja com uma âncora preta sobre diagonal branca ou preta indica fundeio proibido.

A função das bóias de sinalização náutica não inclui amplificar sinais de radar ou apresentar pulsos na tela de radar.

Durante o dia, ao observar um pilar com dois cones pretos em cima, trata-se de um sinal cardinal indicando o quadrante de águas seguras.

A identificação dos sinais durante o dia é feita por marca de tope, forma e cor.

A marca de tope do sinal cardinal sul consiste em dois cones pretos, um sobre o outro, com os vértices voltados para baixo.

Dois apitos longos seguidos de dois curtos significam: “Tenciono ultrapassá-lo por bombordo”.

É considerada uma embarcação alcançadora aquela que se aproxima da outra por uma direção superior a 22,5 graus para ré do través e que navega com maior velocidade.

As regras do RIPEAM se aplicam a todas as embarcações em mar aberto e também em águas interiores navegáveis por navios de alto-mar.

Não se aplicam apenas às embarcações de esporte e/ou recreio. Todas devem respeitar as regras de navegação estabelecidas internacionalmente.

Uma embarcação navegando à vela que esteja também utilizando propulsão mecânica deve exibir à vante, em local visível, uma marca em forma de cone com o vértice para baixo.

A bóia de boreste emite, à noite, uma luz de cor encarnada.

Em caso de incêndio no painel elétrico da embarcação, o extintor mais indicado é o de CO₂, por não conduzir eletricidade e não deixar resíduos que danificariam os componentes elétricos.

Todo material que pode entrar em combustão — como madeira, estopa, pano, papel, tinta e alguns metais — é considerado combustível.

A temperatura acima da qual um combustível libera gases em quantidade suficiente para queimar mesmo após a remoção da fonte de calor é chamada de ponto de combustão.

O gás Halon foi banido em 2000 por causar danos à camada de ozônio. Ele não deve ser utilizado em extintores atualmente.

A temperatura necessária para que ocorra reação entre combustível e comburente, liberando gases inflamáveis, é chamada de temperatura de ignição.

Um dos principais cuidados do navegador amador é manter os extintores a bordo acessíveis e dentro do prazo de validade.

Os combustíveis que liberam vapores inflamáveis à temperatura ambiente são chamados de voláteis. Esses vapores podem inflamar-se com facilidade.

Temperatura de ignição é a temperatura adequada a que ocorra a combustão

A temperatura mínima necessária para que os gases liberados pelo combustível inflamem-se apenas com a presença do comburente, é chamada de ponto de ignição.

O tipo e a quantidade de extintores a bordo de embarcações de esporte e/ou recreio são definidos pela NORMAM-03, atualmente atualizada para NORMAM-211.

A água do mar não deve ser utilizada em incêndios elétricos por risco de choque em contato com alta tensão.

Os combustíveis que se inflamam facilmente em condições normais de pressão e temperatura são considerados altamente voláteis.

A maioria das embarcações de esporte e recreio é construída em fibra de vidro, que pode queimar quando submetida a altas temperaturas.

Um incêndio nesse material é classificado como classe alfa, ou seja, de combustível sólido. As orientações sobre extintores estão na NORMAM-13 da DPC.

A Bandeira Nacional pode ser dispensada nas embarcações miúdas, em qualquer horário, quando navegando em determinadas condições regulamentadas. Essas exceções estão previstas em normas específicas.

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