Você Sabia?
Uma embarcação com comprimento igual ou superior a 100 metros, fundeada e em visibilidade restrita, deverá soar o sino à vante e um gongo à ré.
O termo “embarcação à vela” designa somente aquelas que estejam navegando exclusivamente à vela.
Durante a noite, ao avistar uma luz verde piscando e verificar pela carta náutica a aproximação da entrada de um porto, o provável formato deste sinal é cilíndrico.
O balizamento do interior de um porto segue regras definidas e deve ser utilizado como orientação para uma navegação segura.
A numeração das bóias no canal obedece a uma ordem crescente, a partir da entrada do canal. Um apito longo tem duração entre 4 e 6 segundos.
Uma embarcação de propulsão mecânica com menos de 12 metros pode, em vez das luzes prescritas, exibir uma luz circular branca e luzes de bordos.
A cor das luzes dos sinais cardinais, águas seguras e perigo isolado é branca.
Em visibilidade restrita, como nevoeiro ou fumaça, a embarcação que detectar outra em situação de risco de abalroamento deve manobrar com antecedência, independentemente da manobra da outra.
De acordo com o RIPEAM, os sinais sonoros, emitidos por apitos, buzinas ou sinos, são usados em manobra, advertência e baixa visibilidade.
A marca de tope do sinal de perigo isolado é identificada por duas esferas pretas. Embarcações com menos de 12 metros, ao navegar à noite, devem acender luzes de boreste e bombordo, além de uma luz circular branca.
O balizamento em que os sinais estão indicados por bóias ou balizas nos quatro quadrantes chama-se cardinal.
A identificação noturna é feita pelo ritmo e pelas cores das luzes.
Embarcações de esporte e/ou recreio com menos de 12 metros exibem normalmente luzes de bordos (verde e encarnada) combinadas e uma luz circular branca.
Em hidrovias interiores, um painel quadrado laranja com uma âncora preta sobre diagonal branca ou preta indica fundeio proibido.
A função das bóias de sinalização náutica não inclui amplificar sinais de radar ou apresentar pulsos na tela de radar.
Durante o dia, ao observar um pilar com dois cones pretos em cima, trata-se de um sinal cardinal indicando o quadrante de águas seguras.
A identificação dos sinais durante o dia é feita por marca de tope, forma e cor.
A marca de tope do sinal cardinal sul consiste em dois cones pretos, um sobre o outro, com os vértices voltados para baixo.
Dois apitos longos seguidos de dois curtos significam: “Tenciono ultrapassá-lo por bombordo”.
É considerada uma embarcação alcançadora aquela que se aproxima da outra por uma direção superior a 22,5 graus para ré do través e que navega com maior velocidade.
As regras do RIPEAM se aplicam a todas as embarcações em mar aberto e também em águas interiores navegáveis por navios de alto-mar.
Não se aplicam apenas às embarcações de esporte e/ou recreio. Todas devem respeitar as regras de navegação estabelecidas internacionalmente.
Uma embarcação navegando à vela que esteja também utilizando propulsão mecânica deve exibir à vante, em local visível, uma marca em forma de cone com o vértice para baixo.
A bóia de boreste emite, à noite, uma luz de cor encarnada.
Em caso de incêndio no painel elétrico da embarcação, o extintor mais indicado é o de CO₂, por não conduzir eletricidade e não deixar resíduos que danificariam os componentes elétricos.
Todo material que pode entrar em combustão — como madeira, estopa, pano, papel, tinta e alguns metais — é considerado combustível.
A temperatura acima da qual um combustível libera gases em quantidade suficiente para queimar mesmo após a remoção da fonte de calor é chamada de ponto de combustão.
O gás Halon foi banido em 2000 por causar danos à camada de ozônio. Ele não deve ser utilizado em extintores atualmente.
A temperatura necessária para que ocorra reação entre combustível e comburente, liberando gases inflamáveis, é chamada de temperatura de ignição.
Um dos principais cuidados do navegador amador é manter os extintores a bordo acessíveis e dentro do prazo de validade.
Os combustíveis que liberam vapores inflamáveis à temperatura ambiente são chamados de voláteis. Esses vapores podem inflamar-se com facilidade.
Temperatura de ignição é a temperatura adequada a que ocorra a combustão
A temperatura mínima necessária para que os gases liberados pelo combustível inflamem-se apenas com a presença do comburente, é chamada de ponto de ignição.
O tipo e a quantidade de extintores a bordo de embarcações de esporte e/ou recreio são definidos pela NORMAM-03, atualmente atualizada para NORMAM-211.
A água do mar não deve ser utilizada em incêndios elétricos por risco de choque em contato com alta tensão.
Os combustíveis que se inflamam facilmente em condições normais de pressão e temperatura são considerados altamente voláteis.
A maioria das embarcações de esporte e recreio é construída em fibra de vidro, que pode queimar quando submetida a altas temperaturas.
Um incêndio nesse material é classificado como classe alfa, ou seja, de combustível sólido. As orientações sobre extintores estão na NORMAM-13 da DPC.
A Bandeira Nacional pode ser dispensada nas embarcações miúdas, em qualquer horário, quando navegando em determinadas condições regulamentadas. Essas exceções estão previstas em normas específicas.