1.
Sendo 19:00 horas a HLEG em Lisboa (Portugal) – que adota o mesmo Fuso Horário que Greenwich – qual será a HLEG no Rio de Janeiro (Brasil) (Lat: 220 54’S e Long: 0430 12’W)?
2.
Da seguinte imagem (equação do tempo), pode-se concluir que
Da seguinte imagem (equação do tempo), pode-se concluir que
3.
Assinale a alternativa correta. Na aproximação de uma frente fria no Hemisfério Sul (HS), inicialmente há
4.
No dia 07 de agosto de 2011, para um observador na posição estimada: φe = 20° 05,0’ S e λe = 026° 45,0’ W, a Hora Legal (Hleg) da passagem meridiana (Pmd) do sol será: Obs: ver anexos.
5.
“A determinação da latitude pela passagem meridiana do sol fica bastante simplificada, pois basta combinar a sua _________________ com o (a) __________________ no instante da observação, para se obter a latitude meridiana”. Das alternativas abaixo, a que corresponde ao correto preenchimento das lacunas do texto é a
6.
Sobre o Differential Global Positioning System (DGPS), assinale a alternativa correta
7.
As telas dos aparelhos GPS apresentam abreviaturas de suas funções, normalmente “trigramas”, que permitem ao navegante obter as informações desejadas. Assinale a opção que se refere à “velocidade de avanço da embarcação”.
8.
Assinale a opção que preenche as lacunas da seguinte frase.
Um radar, operando com o modo de apresentação em “head-up”, é referenciado pelo (a) ______________, as marcações dos contatos são marcações _______________ e a imagem é ___________________.
9.
Sobre o assunto “controles operacionais do radar”, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta
I - O anticlutter sea (STC) é um controle que atua com eficácia até a distância de 12 milhas náuticas. II - Os anéis de distância (range rings) permitem uma rápida avaliação das distâncias dos alvos e pontos de terra pelo navegante. III - O anticlutter rain (FTC) é um controle que atua sobre toda a imagem radar. IV - O ganho (gain), se ajustado em excesso, causa a saturação da imagem e pode ocultar a existência de contatos de menor porte
10.
Ao acessar o canal do porto de Itajaí, em uma noite chuvosa de verão, com a temperatura do ar em torno de 30°C e visibilidade restrita, um experiente capitão-amador verificou na tela do radar a existência de “ecos laterais”. Para solucionar esse problema temporário, o capitão
11.
Ao utilizar o ecobatímetro em áreas distantes da costa, em que as linhas isobatimétricas registradas na carta náutica são paralelas ao rumo da embarcação, o experiente capitão-amador poderá utilizar a técnica de navegação chamada
12.
Sobre o Automatic Identification System (AIS), analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I - As estações VTS, estações de controle naval de tráfego e gerências de frotas de navios estão aptas a acompanhar diversas embarcações que possuam sistemas AIS, devido à internet. II - Uma vantagem do uso do AIS como auxílio à navegação (AIS – AtoN) é que o sinal náutico físico não precisa existir, sendo representado virtualmente. III - O AIS é independente dos sinais do GNSS para a sincronia de suas transmissões e geração de muitos dados dinâmicos. IV - O alcance do AIS é usualmente menor do que o alcance radar, quando as antenas estão instaladas na mesma altura em relação ao mar
13.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas.
Um veleiro necessita dissipar a energia relacionada a seu balanço (estabilidade dinâmica) e, para isso, é melhor ter borda livre _____________ e uma quilha _____________, que funcionará como dissipadora de energia, sendo ela ___________ suscetível de deslizar lateralmente na frente da onda, prenúncio de emborcamento
14.
A balsa salva-vidas dispõe de uma série de itens que permitem, quando usados adequadamente, a sobrevivência dos náufragos. Tais recursos são normalmente armazenados em um cilindro, genericamente chamado de pacote de emergência, em que são encontrados dois tipos de material: o de Salvamento e o de Reparo de Urgência na balsa. Assim, um item que deve constar no material de Reparo de Urgência na balsa é
15.
Em um resgate por helicóptero, o equipamento de içamento, que será arriado pela aeronave, deve descarregar a eletricidade estática, evitando o choque no náufrago ao ser resgatado. Para isso, é necessário que
16.
Estando numa condição de náufrago, em uma embarcação de sobrevivência, é correto afirmar que
17.
O experiente capitão-amador, durante um cruzeiro no oceano Atlântico Sul, recebeu em seu equipamento receptor HF um “distress” no DSC. Para trafegar por voz, prontamente, ajustou a escuta de radiotelefonia na frequência de (o)
18.
Em caso de sobrevivência no mar, deve-se tentar pescar para obter alimento. Porém, nem sempre é indicado o consumo de peixe. Portanto, NÃO se deve consumir a carne do peixe quando
estiver em regiões tropicais, pois o calor desidrata e ele fica sem água em seu corpo.
chove muito, pois a mistura da água da chuva com o sal, contido na carne do peixe, pode acelerar o processo de desidratação
há restrição de água porque, sendo alimento rico em proteínas, não será inteiramente absorvido pelo corpo, gerando restos que, para serem eliminados, forçarão uma perda de água
estiver em uma área de proteção ambiental, pois a legislação internacional proíbe a pesca nessas áreas, e não é indicado que o náufrago a realize
estiver em rios, pois as espécies de peixes de água doce possuem muita gordura e não devem ser consumidas, mesmo que haja água disponível
None
19.
A rosa de manobra abaixo representa a tela (PPI) de um radar ARPA de uma embarcação de nome Bella Donna, que está navegando no rumo 261°, na velocidade de 15 nós. No horário de 0115h, houve uma avaria no ARPA, permanecendo somente a função do radar. A PPI está ajustada em North-up, Relative Motion, imagem estabilizada. Às 0125h e 0130h, o navegante plotou as posições dos contatos (alvos) na rosa de manobra abaixo. Assinale a alternativa correta
Obs: não são necessários cálculos para a resolução da questão, somente a análise das direções dos movimentos relativos.
20.
Um capitão-amador está a bordo do veleiro Beneteau, realizando uma navegação costeira e demandando o porto (fictício) da ilha Olivalda. Quando o veleiro se encontrava a cerca de 27 milhas da ilha, ocorreu um princípio de incêndio no quadro de alimentação da embarcação, que ficou sem energia elétrica, radar, GPS e/ou qualquer outro equipamento elétrico de bordo. Passado o susto, o experiente capitão-amador decidiu realizar uma navegação estimada e navegar pela agulha magnética, até atingir uma posição de que conseguisse avistar o farol de aterragem da ilha Olivalda, conforme cinemática da figura abaixo. Qual será a distância visual máxima de que o capitão-amador deverá avistar o farol, em condições normais de visibilidade, conhecendo as características do farol constantes da carta náutica e de que um observador, no convés do veleiro Beneteau, tem os seus olhos na altura de 4 metros sobre o nível do mar?
21.
Assinale a afirmativa INCORRETA
22.
De acordo com a publicação de auxílio à navegação Lista de Faróis, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I - O alcance geográfico de um sinal indicado nos documentos náuticos é calculado para um observador cujos olhos se encontram elevados 7 metros acima do nível do mar. II - Alcance luminoso é a maior distância de que uma luz pode ser vista em função de sua intensidade luminosa, do coeficiente de transparência atmosférica (T) ou da visibilidade meteorológica local. III - Alcance nominal é o alcance de uma luz de intensidade conhecida em uma atmosfera homogênea de visibilidade meteorológica igual a 10 milhas náuticas, correspondente a um coeficiente de transparência atmosférica (T) igual a 0,74. IV - Alcance nominal é a maior distância de que um sinal náutico qualquer pode ser visto, levando-se em conta sua altitude local, a altura dos olhos do observador, em relação ao nível do mar, a curvatura da Terra e a refração atmosférica
23.
É uma nuvem de desenvolvimento vertical (possui formação de baixo para cima na atmosfera). É de fácil identificação, por ter características inconfundíveis, como raios e trovões, forma de cogumelo, e ser bastante escura. Pode ter a base baixa e o seu topo chegar a 13.000 metros. Ela provoca forte turbulência e variações bruscas de pressão. Trata-se da nuvem
24.
O MY Vive La Vie, às 08:00 Z do dia 20 de outubro de 2023, navegava no rumo verdadeiro 157º, conforme posição mostrada na carta náutica do Anexo 01. De acordo com o Certificado de Compensação da Agulha Magnética da embarcação abaixo e da declinação magnética local, quais serão os rumos da agulha e magnético, respectivamente?
25.
PS-CPA-II-2023 - CAPITÃO-AMADOR 25) O impulso imediato das pessoas submetidas ao frio consiste em exercitarem-se vigorosamente na tentativa de manterem-se aquecidas. Contrariamente ao que se imagina, essa reação retira do corpo as últimas reservas de calor, diminuindo, consideravelmente, o tempo de sobrevivência. Uma forma de tentar manter-se aquecido, estando imerso em água fria, é
26.
De acordo com o Sistema Global Marítimo de Socorro e Segurança (GMDSS), correlacione a coluna da esquerda com a da direita e marque a alternativa correta. Obs: cada número deve ser adotado apenas uma vez
(1) Área A1 ( ) Atende à Área A3 e utiliza o sistema INMARSAT de comunicações. (2) SISTRAM ( ) Órgão da MB responsável pelo acompanhamento do tráfego marítimo na área SAR brasileira. (3) NAVAREA V ( ) Área marítima brasileira de responsabilidade da DHN de disseminação das MSI. (4) RENEC ( ) Situada dentro da cobertura radiotelefônica com uma estação costeira, em MF, em que um permanente alerta DSC, em MF, esteja disponível. (5) SAFETYNET ( ) Presta serviço de radiocomunicações terra-embarcação-terra, em apoio à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana no mar (6) METAREA IV (7) Área A2 (8) CISMAR (9) NAVTEX (10) Rede costeira de apoio ao iatismo
27.
De acordo com os procedimentos radiotelefônicos, uma estação que tem uma mensagem urgente concernente à segurança de uma embarcação, aeronave ou outro meio de transporte qualquer ou de pessoa, deve iniciar a transmissão por
“MÊIDEI”, “MÊIDEI”, “MÊIDEI”
“SÉCURITÉ”, “SÉCURITÉ”, “SÉCURITÉ”
“INTERCO”, “INTERCO”, “INTERCO”
“SOS”, “SOS”, “SOS”
“PAN”, “PAN”, “PAN”
None
28.
O Capitão-Amador Gueredo, durante um cruzeiro no oceano Atlântico Sul, navegava no rumo verdadeiro 090º, quando verificou, na tela do radar da banda X, na proa da embarcação, a cerca de 5 milhas náuticas, uma linha com 12 pontos (“blip code”). À medida que foi se aproximando, os 12 pontos se expandiram em arcos concêntricos e, posteriormente, transformaram-se em círculos. O experiente capitão-amador percebeu que se tratava de uma embarcação ou balsa salva-vidas em perigo, que estava enviando um sinal de resposta de um(a)
29.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta
I - Atualmente nenhuma estação costeira brasileira transmite mensagens em NAVTEX. II - Os rádios VHF são equipados com o recurso de Chamada Seletiva Digital (DSC), no canal 77. III - Avisos temporários, divulgados por meio dos Avisos aos navegantes, antecipam informações de correções que, posteriormente, serão objeto de Avisos permanentes. IV - Foguetes ou granadas lançando estrelas encarnadas, disparados, um de cada vez, em intervalos curtos, indicam perigo e necessidade de auxílio imediato.
30.
O iate Tânia tem KG (cota do centro de gravidade) igual a 3,5 m e deslocamento de 5500 t, um peso de 500 kg e, com centro de gravidade a 1,5 m acima da quilha, é descarregado. Assinale a resposta correta que apresenta a variação do KG e a nova cota do centro de gravidade.
QUESTÂO ANULADA PELA MARINHA
0,2 m; 3,3 m
0,2 m; 3,4 m
0,3 m; 3,5 m
0,3 m; 3,6 m
0,2 m; 3,7 m
None
31.
Assinale a alternativa correta. Em relação à figura abaixo, qual é o calado médio para um deslocamento de 1440 t, e quanto deveríamos embarcar de peso para passar de um calado médio de 7 pés para 9 pés, respectivamente?
32.
Certas espécies de peixes são comestíveis e outras não, por terem veneno. Em alguns peixes, o veneno está contido somente nos órgãos internos, intestinos ou nas ovas. Em outros, o veneno está na própria carne. Conforme o tipo de peixe e veneno, pouco adiantará destripá-lo, lavá-lo com água doce ou cozinhá-lo. Assim, uma espécie conhecida de peixe venenoso é
33.
A curva de estabilidade estática (CEE) de uma embarcação é a principal fonte de informações para um capitão-amador ter elementos para navegação em mar aberto e de como seu barco responderá aos intensos balanços transversais, quando estiver enfrentando severas condições de mar. Conforme a figura abaixo, que apresenta as curvas de estabilidade estática de duas embarcações oceânicas (Alfa e Beta), analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
I - Alfa tem uma maior razão de estabilidade. II - Em condições de equilíbrio estável, Beta tem maior estabilidade. III - Beta emborcaria em um ângulo de inclinação inferior ao de Alfa. IV - O balanço de Beta é mais lento, com mar de través
34.
É correto afirmar a respeito do efeito de superfície livre que
35.
A Capitã-Amadora Tânia largou as espias no Rio de Janeiro, em viagem para Porto Seguro, com o calado médio de 2,6 metros. Sabendo-se que o KG era de 3,0 metros, qual seria, aproximadamente, a altura metacêntrica e a condição de estabilidade, baseando-se na curva hidrostática abaixo?
36.
Analise as afirmativas abaixo, em relação a uma embarcação navegar à capa ou correr com o tempo, e assinale a afirmativa correta.
I – Em capa e com trim de proa, tenderá a enterrar a popa na água. II – Em capa e com trim de popa, tenderá a oscilar para os bordos. III – Em capa, a melhor condição é estar embicada. IV – Correndo com o tempo, a melhor condição é estar embicada
37.
Assinale a resposta correta
O veleiro oceânico Aline apresentava Hav (calado a vante) = 2,8 m; Har (calado a ré) = 2,6 m; e Hmn (meio navio) = 2,72 m. O Capitão-Amador Henrique, de posse dos seguintes dados abaixo, e navegando em água salgada, calculou seu deslocamento. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o deslocamento e a condição dessa embarcação em relação ao trim e ao esforço longitudinal. Dados: comprimento total = 25 m boca moldada = 4 m volume de carena = 200 m3 densidade da água salgada = 1,025 t/m3 densidade da água doce = 1,000 t/m3
38.
Assinale a alternativa correta. Quando uma massa de ar frio avança sob uma massa de ar quente, fazendo-a recuar, isso culmina na formação de frentes
39.
Assinale a alternativa correta
Os ciclones extratropicais estão relacionados a sistemas frontais, que devem ser do conhecimento do capitão-amador, pois são acontecimentos com significativos riscos à navegação, comuns na costa sul-sudeste do Brasil. Pode-se, então, afirmar que
40.
Assinale a opção INCORRETA, de acordo com a carta sinótica abaixo