1.
No dia 06 de agosto de 2011 um navegante preparou-se para determinar com seu sextante (erro instrumental: -0,2’) a posição de sua embarcação na passagem meridiana do sol, e para isso, logo cedo calculou alguns parâmetros aproximados do sol para o momento da culminação, considerando estar, durante o evento, na posição estimada Lat = 24° 15,1’S e Long = 043° 20,3’W. (Obs: ver anexos, para resolução). Com base na situação descrita acima, responda as três (03) questões que se seguem, assinalando a resposta correta. 1) No dia 06/ago, a hora legal (Hleg) prevista para o sol culminar na posição estimada foi?
2.
No dia 06 de agosto de 2011 um navegante preparou-se para determinar com seu sextante (erro instrumental: -0,2’) a posição de sua embarcação na passagem meridiana do sol, e para isso, logo cedo calculou alguns parâmetros aproximados do sol para o momento da culminação, considerando estar, durante o evento, na posição estimada Lat = 24° 15,1’S e Long = 043° 20,3’W. (Obs: ver anexos, para resolução). Com base na situação descrita acima, responda as três (03) questões que se seguem, assinalando a resposta correta. Observando os dados do Almanaque Náutico para o dia 06/ago e a posição estimada de sua embarcação na passagem meridiana, o navegante verificou que a distância polar do sol na culminação seria:
3.
No dia 06 de agosto de 2011 um navegante preparou-se para determinar com seu sextante (erro instrumental: -0,2’) a posição de sua embarcação na passagem meridiana do sol, e para isso, logo cedo calculou alguns parâmetros aproximados do sol para o momento da culminação, considerando estar, durante o evento, na posição estimada Lat = 24° 15,1’S e Long = 043° 20,3’W. (Obs: ver anexos, para resolução). Com base na situação descrita acima, responda as três (03) questões que se seguem, assinalando a resposta correta. Já tendo previsto os parâmetros aproximados do sol para a culminação do dia 06/ago, o navegante com o seu sextante, na Hleg = 11h 45m, colimou o limbo do sol e obteve a altura instrumental (ai) de 87° 45,3’. Sabendo que seu olho, durante a observação, estava com uma elevação de 3,5 metros em relação ao nível do mar, o navegante calculou a altura verdadeira do astro, tendo achado:
Dicas
4.
Em relação à linha dos solstícios, marque a afirmação correta.
5.
No que diz respeito à precessão terrestre, assinale a alternativa correta.
6.
Marque a alternativa que corresponde a uma medida de proteção contra tubarões
7.
Em relação à colatitude de um lugar, pode-se afirmar que é
Dicas
8.
No dia 05 de agosto de 2011, para um observador na posição estimada: φe = 21° 35,7’ S e λe = 032° 45,5’ E, a Hora Legal (Hleg) da passagem meridiana (Pmd) do sol será, aproximadamente. (Obs: ver anexos, para resolução)
9.
Sobre a navegação radar, mais precisamente a “Navegação Paralela Indexada” (PI), assinale a alternativa correta.
10.
Analise as afirmativas abaixo:
I - O Anti-clutter SEA é uma função de ganho auxiliar, que permite diminuir o ganho dos ecos mais próximos ao navio, sem alterar os mais distantes. II - O Anti-clutter RAIN tem efeito até o limite de 8 milhas náutica da posição do navio, não atuando a maiores distâncias. III - A EBL, Electronic Bearing Line, é uma linha radial que permite ao operador obter a marcação de um contato. IV - O operador de um equipamento radar dotado de ARPA poderá descentralizar a imagem para, com isso, ver uma área maior em uma determinada marcação, sem alterar a escala de distância. Assinale a alternativa correta
11.
O ARPA permite que o operador faça o ajuste nas “Tracking Conditions” do Limite do Ponto de Maior Aproximação (CPA LIMIT, em inglês) e do Tempo Limite para o Ponto de Maior Aproximação (TCPA LIMIT, em inglês), visando aumentar o nível de segurança na navegação. Assinale a alternativa correta sobre o assunto “Tracking Conditions”
12.
Com relação ao horizonte-radar em condições atmosféricas padrão e refração normal, qual será o alcance em Milhas Náuticas (MN) de um equipamento radar em que a antena se encontra a 9 metros de altura em relação ao nível do mar? Considerar o equipamento funcionando perfeitamente e com os parâmetros ajustados.
13.
Embarcações menores, que tenham pouca refletividade radar, podem usar um recurso passivo muito útil para se tornarem “visíveis” aos radares dos navios de grande porte. Esse recurso é o (a):
14.
Ao iniciar um planejamento de viagem de Recife para Fernando de Noronha, com previsão de chuva constante, o experiente Capitão-Amador estudou o ajuste ideal do radar ARPA na travessia e concluiu que o melhor ajuste para a banda, pulso, orientação da PPI e tipo de movimento durante o trânsito seria:
Banda X, long pulse, North-up e relative motion.
Banda X, short pulse, Course-up e true motion
Banda S, long pulse, Head-up e true motion.
Banda S, short pulse, Course-up e true motion.
Banda S, long pulse, North-up e relative motion.
None
15.
Ao adentrar um determinado porto brasileiro no período diurno e com boa visibilidade, o experiente navegante observou pelo seu través de boreste uma boia de corpo preto com uma faixa horizontal amarela, tendo dois cones pretos um sobre o outro, base a base, no seu tope. Imediatamente, concluiu ser
16.
A Rosa de Manobra abaixo representa a tela (PPI) de um radar ARPA de uma embarcação de nome Júpiter, que está navegando no rumo 093°, na velocidade de 17 nós. No horário de 1030h, houve uma avaria no ARPA, permanecendo somente a função do radar. A PPI está ajustada em North-up, Relative Motion, imagem estabilizada. Às 1033h e 1039h, o navegante plotou as posições dos contatos (alvos) na Rosa abaixo.
Assinale a alternativa correta. Observação: Não são necessários cálculos para a resolução da questão, somente a análise das direções dos movimentos relativos
17.
17) Analise as afirmativas abaixo sobre o funcionamento dos ecobatímetros
I - As frequências mais altas são melhores para uso em águas rasas. II - As frequências mais baixas são mais úteis do que as altas para a localização de pequenos objetos (peixes) e são muito usados em navegação de esporte e recreio. III - Quanto maior é a frequência do sinal, menor é a largura do feixe. IV - Nos ecobatímetros que possuem tela, o fundo de lama macia apresenta um registro de traços finos e bem marcados. Assinale a alternativa correta
18.
Ao consultar o display do seu equipamento GNSS, o Capitão-Amador anotou a posição em determinado momento como Lat 24° 25’ 36” S/Long 042° 25’ 54” W. Ao plotar essa posição na Carta Náutica convencional ele
19.
O navegante, ao necessitar de informações de direções predominantes e velocidades de correntes marítimas na superfície do mar, na região da METAREA V, em um determinado mês do ano, irá consultar a publicação:
20.
Sobre o assunto marés, analise as afirmativas abaixo:
I - No Brasil, as marés semidiurnas são observadas de Vitória-ES para o norte. II - A altura da maré é a distância vertical entre o nível do mar, em um determinado instante, e o nível de redução. III - O método do “estabelecimento do porto” só deverá ser aplicado, em caso de necessidade, em portos que não constam da Tábua das marés e em locais de características de marés semidiurnas. IV - Fatores meteorológicos, principalmente ventos fortes, não causam alterações no nível do mar e não atrasam ou adiantam a ocorrência das preamares e baixamares. Assinale a alternativa correta.
21.
Quanto ao assunto DATUM das Cartas Náuticas e GNSS, assinale a alternativa que NÃO é verdadeira.
22.
Sabendo-se que o rumo verdadeiro a ser seguido é 145°, a declinação magnética é 17° W e o desvio da agulha magnética é 1° W, qual o rumo da agulha magnética a ser adotado pelo navegante?
23.
Calcule a altura da maré, às 0900h, de um porto fictício da região Nordeste, a partir dos seguintes dados:
24.
As Cartas Náuticas da DHN são construídas, em sua maioria, a partir da Projeção de Mercator. Assinale a alternativa correta sobre o assunto Projeção de Mercator.
25.
O experiente Capitão-Amador, durante um cruzeiro no Oceano Atlântico Sul, recebeu em seu equipamento receptor HF um “distress” no DSC. Para trafegar por voz, prontamente ajustou a escuta de radiotelefonia, na frequência:
26.
Sobre o sistema GMDSS, assinale a alternativa correta.
27.
Ao navegar em determinada região costeira, o experiente Capitão-Amador ouviu uma chamada no canal 16 VHF, em que a palavra “securité” foi pronunciada. Entretanto, devido à interrupção da transmissão por fatores externos, o navegante não conseguiu entender o restante da mensagem. Logo, somente por ter ouvido a palavra “securité”, concluiu tratar-se de:
28.
Uma embarcação, operando na área A-3, receberá uma ECG (Chamada em Grupo Concentrado) se possuir a bordo o:
29.
O Veleiro "Gabriela" tem deslocamento máximo 8.000 t. Seu deslocamento leve é de 3.000 t e a soma dos pesos do combustível, aguada, provisões, sobressalentes, pertences, etc. é de 2.000 t. Até o momento, ele tem a bordo 500 t de passageiros e suas respectivas bagagens. O Porte Líquido Atual e o Porte Bruto Máximo são respectivamente:
30.
A embarcação "Jaffa" apresentava Hav (calado a vante) = 3,2 m; Har (calado a ré) = 3,4 m e Hmn (calado a meio navio) = 3,28 m. O Capitão Amador Marc, de posse das informações abaixo e navegando em água doce, calculou seu deslocamento e constatou que o deslocamento, trim e esforço longitudinal eram respectivamente:
PERGUNTA ANULADA
Comprimento Total = 30 m Boca Moldada = 4 m Volume de Carena = 300 m3 Densidade da água salgada = 1,025 t/m3 Densidade da água doce = 1,000 t/m3 Assinale a resposta correta.
31.
Quando um tanque é dividido por anteparas longitudinais, irá influenciar a estabilidade da embarcação:
Marque a alternativa correta.
32.
Marque a alternativa correta em relação à CEE (Curva de Estabilidade Estática) abaixo.
33.
Uma carta sinótica indica observações de pressões e ventos à superfície, configuração horizontal das isóbaras e, por conseguinte, a representação horizontal dos cavados, cristas e o escoamento horizontal do vento. Considerando-se esta afirmação, assinale a alternativa correta.
34.
Com a tabela de dados hidrostáticos abaixo, o Capitão-Amador Bruno determinou a variação do trim causada por um peso de 870kg, que foi movimentado 20m longitudinalmente para vante, tendo a embarcação o Hav (calado a vante) = 2,4m e Har (calado a ré) = 2,6 m. Ele encontrou para essa variação e para o novo compasso os seguintes valores
PERGUNTA ANULADA
35.
Ao navegar pela costa SE da África, no Oceano Índico, principalmente entre os meses de agosto e outubro, pode ocorrer a superposição de duas ou mais vagas de diferentes comprimentos e gerar uma onda anormal de até vinte metros de altura, de duração muito curta. As ondas anormais, ou freak waves, propagam-se na direção
36.
Pode-se afirmar que a configuração final de um ciclone tropical apresenta:
37.
A sobrevivência de uma pessoa imersa em água fria, antes de ocorrer uma parada cardíaca, é determinada, principalmente, pelo (a)
PERGUNTA ANULADA
I – Direção do vento. II – Temperatura das águas-vivas. III - Tempo de exposição na água. IV – Maré. Marque a opção CORRETA
38.
A autoridade brasileira responsável por aprovar os coletes salva-vidas encontrados em todas as embarcações é a
39.
As balsas infláveis e seus dispositivos de escape hidrostático devem ser submetidos a uma vistoria de revisão, em estações de manutenção aprovadas e capacitadas, pelo menos uma vez:
40.
Dentre os aspectos adversos ao náufrago estão os aspectos psicológicos. Correlacione a coluna da direita com a da esquerda e marque a alternativa correta.
(OBS: cada número deve ser adotado apenas uma única vez) ( ) Normalmente toma conta da pessoa no momento 1) Tédio. do acidente, ou mais tarde, já na embarcação de salvamento, por ocasião de mau tempo ou do avistamento de barbatanas de tubarão. ( ) Após o acidente e já em uma embarcação de 2) Pânico. salvamento, a pessoa, inicialmente, acredita que em pouco tempo será resgatada e, tal não ocorrendo, começa a se deixar abater, especialmente quando se dá conta efetiva de sua situação. ( ) É a fase em que o náufrago, revoltado contra tudo 3) Arrependimento e contra todos, começa a se desinteressar das coisas que poderiam ocupar a sua mente 4) Solidão.